quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dnocs vai recuperar de três barragens, mas Corredores fica de fora

Barragem de Corredores em Campo Maior, não está nem mesmo entre as quatro barragens que o governo dará prioridade para manutenção.

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) abriu processo licitatório para recuperação das barragens Cajazeiras, na cidade de Pio IX; Caldeirão, no município de Piripiri e barragem Joana, em Pedro II. O valor total das três obras será de R$ 1,2 milhão.
O coordenador estadual do Dnocs, José Carvalho disse, em entrevista ao Portal AZ, que atualmente estas barragens servem para abastecimento das populações do entorno, para agricultura de vazante e para piscicultura. “Outra barragem que concluímos a manutenção agora foi a de Bocaina, que tem a importante função de regularização do rio Guaribas, além da piscicultura e irrigação, principalmente entre Picos e Bocaina”, explicou José Carvalho.
Um relatório divulgado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) este ano mostrou a situação deplorável e de insegurança de diversos reservatórios do Estado. Com base nestes dados, o governador Wilson Martins definiu, no mês de setembro, quatro barragens prioritárias dentro do Programa de Manutenção de Barragens do Piauí e anunciou que Ministério da Integração Nacional havia liberado R$ 4 milhões para o programa.
Conforme relação apresentada pelo governo, as barragens prioritárias para manutenção são: Poços, em Itaueiras, e São Vicente, em São Miguel do Tapuio, mantidas pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi); e de Cajazeiras, em Pio IX, e da Joana, em Pedro II, de responsabilidade do Dnocs.
No mês de outubro, Wilson Martins decretou estado de emergência por 90 dias, prorrogáveis em até 180, nas cidades de Curimatá, Itaueira e São Miguel do Tapuio. A decisão foi tomada após análise das barragens de Algodões II, Poços e São Vicente, localizadas respectivamente nos municípios citados. O decreto foi assinado por motivação do Idepi, que identificou "situação emergencial das barragens (...) em iminente risco de rompimento e inundação das comunidades localizadas nas proximidades".
BARRAGEM CORREDORES
Mesmo com todo pânico em que vive a população da região da Barragem Corredores, governo do estado, com essa noticia, deixa claro que ela não apresenta nenhum perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário